Prof. Dr. Luís Artur
Microsoft Office lead Speaker
Áreas de Interesse:
• Mudanças Climáticas
• Desastres
• Desenvolvimento Rural
• Segurança Alimentar
• Socio-ecologia
Prof. Dr. Luís Artur possui um doutorado em Sociologia de Desastres e Mudanças Climáticas pela Universidade de Wageningen, na Holanda, bem como um mestrado em Sociologia de Desenvolvimento pela mesma instituição. Ele é um especialista reconhecido na área de mudanças climáticas, com mais de 20 anos de experiência em docência, investigação e consultoria nas áreas de desenvolvimento rural e gestão de risco de desastres.
Trabalhos Realizados:
Interação entre Comunidades Locais e Agências de Resposta a Desastres e aos Impactos das Mudanças Climáticas: Estudo das dinâmicas entre as comunidades afetadas e as agências de resposta.
Documentação de Experiências de Moçambique no Processo de Planificação de Desenvolvimento Compatível com o Clima: Análise e registo das iniciativas de Moçambique.
Planificação e Mudanças Climáticas - "Tracking Adaptation & Measuring Development": Desenvolvimento de métricas e métodos para monitorar a adaptação às mudanças climáticas.
Elaboração de Planos Locais de Adaptação em Moçambique: Criação de estratégias adaptativas locais para enfrentar as mudanças climáticas.
Componente Social na Pesquisa do Projeto "Abrupt Changes in Ecosystem Services and Wellbeing in Rural Mozambique": Investigação dos impactos sociais e ecológicos em áreas rurais de Moçambique.
Participações Notáveis:
Em 2015, Dr. Luís João Artur representou Moçambique na Conferência Mundial sobre Desastres (Sendai 2015), onde facilitou e documentou discussões sobre o Sendai Framework for Disaster Risk Reduction (DRR). Além de seus trabalhos relacionados às mudanças climáticas e à lecionação da disciplina de Gestão de Risco de Desastres na Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF), Dr. Artur também pesquisa os impactos dos desastres na saúde da população e na produção agrícola em Moçambique, com destaque para os efeitos do HIV e da SIDA.
Afiliações:
Dr. Luís João Artur é membro do board da International Humanitarian Studies Association.
- Phone:+1 (859) 254-6589
- Email:info@example.com
Natasha Sofia Ribeiro
Doutorada em Ciências Ambientais
reas de Interesse:
• Ecologia Florestal
• Restauração Ecológica
• Impacto Ambiental
• Serviços de Ecossistemas
• Queimadas Florestais
Formação Acadêmica:
Licenciatura em Engenharia Florestal - Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique;
Doutorado em Gestão e Conservação da Biodiversidade - Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE), Costa Rica
Doutorado em Ciências Ambientais - University of Virginia (UVa), EUA
Experiência Profissional:
Profª. Doutora Natasha Ribeiro possui 25 anos de experiência na área de Ecologia Florestal. Atualmente, leciona Avaliação de Impacto Ambiental, Serviços de Ecossistemas e Ecologia de Restauração na UEM. Ela também dirige um programa de pesquisa ecológica de longo prazo na Reserva Nacional do Niassa, localizada no norte de Moçambique, além de coordenar outras atividades de pesquisa.
Contribuições e Coordenações:
Coordenadora das missões-chave no país, como a Estratégia Nacional e Plano de Ação para Conservação da Biodiversidade (NBSAP) e o desenho do Programa de Conservação da Biodiversidade da UE.
Coordenadora Regional da Rede Miombo da África Austral desde 2011.
Fulbright Visiting Scholar na UVa em 2017, período em que trabalhou no livro sobre Miombo, submetido à Springer e publicado em setembro de 2020.
Beneficiária da bolsa PEER em 2019 para continuar sua pesquisa de longo prazo na Reserva do Niassa.
Pesquisa e Publicações:
Natasha realiza pesquisas sobre a vegetação do Miombo nas áreas de conservação, considerando questões de queimadas, emissões de carbono e mudanças climáticas. Ela analisa o uso de recursos naturais versus a redução da pobreza e os impactos das mudanças climáticas específicos para cada gênero.
Contatos:
Email: nribeiro@uem.mz / joluci2000@yahoo.com
Telephone: (+258)
- Phone:+1 (859) 254-6589
- Email:nribeiro@uem.mz
Nícia Givá
Doutorada em Comunicação Ambiental
Controlo de Infestantes) e Medicina de Plantas (Maneio de Pragas Agrícolas)
Departamento de Proteção Vegetal
Áreas de Interesse:
• Controlo de infestantes
• Maneio de pragas agrícolas
• Avaliação e aplicação de pesticidas
• Espécies invasoras
Doutor Tomás Chiconela é um renomado especialista em agronomia, com ênfase em sanidade vegetal. Sua trajetória como pesquisador abrange uma vasta gama de estudos focados em controle e ecologia de infestantes, avaliação e aplicação de pesticidas, espécies invasoras e maneio de pragas em diversas culturas.
Principais Projetos:
• Maneio integrado da doença do Mal do Panamá na banana.
• Epidemiologia da doença do topo em leque na banana.
• Aumento da segurança alimentar em sistemas agrícolas africanos com suporte de sensoriamento remoto.
• Percepção das motivações dos agricultores malawianos, moçambicanos e zambianos que praticam agricultura de conservação sobre uso de herbicidas no controle de ervas daninhas.
• Melhoramento das condições de vida de pequenos agricultores por meio da introdução do cultivo de arroz-pato-azolla em Moçambique.
• Afroweeds - uma ferramenta eletrônica interativa para identificação de ervas daninhas em arroz.
• Interligação entre modelos hidrológicos e dados espaciais para obter informações fiáveis sobre a água.
Publicações e Contribuições Técnicas:
Dr. Chiconela publicou diversos trabalhos acadêmicos sobre o uso de herbicidas no controle de infestantes terrestres e aquáticas, a ocorrência e dispersão do Mal do Panamá em Moçambique, e manuais técnicos para a identificação de infestantes na cultura do arroz. Ele também desenvolveu instrumentos interativos para a previsão, monitoria e controle do gafanhoto vermelho, e participou na elaboração de normas técnicas para culturas agrícolas em Moçambique.
Experiência em Gestão Administrativa:
Dr. Chiconela possui vasta experiência em gestão administrativa de instituições de ensino superior. Ele atuou como Diretor da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, Presidente do Comité de Diretores das Faculdades de Agronomia do ROFORUM, Chefe do Departamento de Produção e Proteção Vegetal, e Chefe do Departamento de Proteção Vegetal da FAEF-UEM.
Email: tfchiconela@gmail.com
Telephone: (+258)
- Phone:+1 (859) 254-6589
- Email:info@example.com
Andrade Fernando Egas
Doutorado em Ciências Florestais
Doutorado em Ciências Florestais - Processamento Mecânico da Madeira
Departamento de Engenharia Florestal
Áreas de Interesse:
• Tecnologia da Madeira
• Avaliação de qualidade de produtos de madeira para energia
• Concepção de projetos em madeira
• Avaliação de ciclo de vida de produtos
Professor Andrade Fernando Egas é um destacado Professor Associado no Departamento de Engenharia Florestal. Ele obteve seu Doutoramento em Ciências Florestais pela Universidade de Pinar del Río, Cuba, em 1998, com especialização em processamento mecânico da madeira. Atualmente, dedica-se à docência nos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento, bem como à investigação científica.
Principais Áreas de Atuação:
Processamento Mecânico da Madeira: Pesquisa e desenvolvimento de métodos avançados para o processamento de madeira, incluindo painéis de madeira e design de projetos em madeira.
Energia da Madeira: Avaliação da adequabilidade de espécies nativas secundarizadas e de madeira de plantações jovens de eucalipto para aplicações industriais, com foco na geração de energia direta (lenha) e indireta (carvão vegetal e briquetes).
Governação Florestal: Estudos voltados para o combate à exploração ilegal da madeira e para a mitigação do desmatamento e degradação florestal, através da análise de suas causas.
Projetos de Pesquisa:
Prof. Egas tem desenvolvido pesquisas significativas, destacando-se a avaliação de espécies nativas e de plantações jovens de eucalipto para aplicações industriais, substituindo espécies comerciais em declínio. Seus estudos também exploram o potencial de plantações florestais e resíduos florestais na geração de energia.
Publicações e Contribuições Técnicas:
Seus trabalhos têm sido amplamente publicados em artigos científicos e relatórios técnicos, abordando temas como processamento mecânico da madeira, energia de biomassa, secagem de madeira e governação florestal.
Para mais informações sobre o trabalho do Professor Andrade Fernando Egas, suas publicações e projetos, entre em contato com o Departamento de Engenharia Florestal.
Email:
Telephone: (+258)
Domingos Raquene Cugala
Doutorado em Entomologia Agrícola
Doutorado: Entomologia Agrícola
Departamento: Protecção Vegetal
Áreas de Interesse: Manejo de Pragas Agrícolas (Controle Biológico), Espécies Invasivas, Tratamentos Fitossanitários para Acesso aos Mercados de Exportação de Produtos Agrícolas.
Especialização e Contribuições
Domingos Cugala é um especialista de renome internacional na área de sanidade vegetal. Ele desempenhou um papel crucial ao conduzir o estudo de avaliação da capacidade fitossanitária em Moçambique, com o objetivo de reforçar essas capacidades. Sua atuação é destacada por inúmeros estudos relacionados à situação sanitária no país, especialmente no que concerne à presença de insetos que ameaçam a produção de frutas.
Projetos e Pesquisas
Dr. Cugala tem liderado vários estudos de avaliação, incluindo:
• Maturação de Bananas Cavendish Anã: Estudo sobre a aptidão como hospedeiro e não hospedeiro para a Bactrocera invadens.
• Moscas Brancas Invasivas: Avaliação dos níveis de infestação e seus inimigos naturais nativos na província de Inhambane.
• Maturidade de Frutos de Mamão: Avaliação da infestação pela mosca-da-fruta invasiva, Bactrocera invadens (Diptera: Tephritidae).
• Prevenção de Espécies Exóticas: Ações de prevenção da introdução de espécies exóticas de mosca-da-fruta e implementação do controle de espécies existentes com a técnica do inseto estéril e outros métodos de supressão (AIEA: 2012-2014).
• Impacto dos Sacos “PICS BAGS”: Avaliação no controle de pragas do armazenamento de milho e feijão comum.
Liderança e Publicações
Dr. Cugala é líder nas pesquisas relacionadas ao monitoramento e manejo integrado da mosca invasiva da fruta, Bactrocera invadens, com ênfase na liberação e estabelecimento do parasitóide, Fopius arisanus, em Moçambique. Ele é o autor de diversas orientações técnicas sobre a operação nacional de pesticidas no país.