O Centro de Estudos de Agricultura e Gestão de Recursos Naturais (CEAGRE) nasceu da vontade de unir ciência e sociedade. Fundado em 1996 como Grupo de Gestão de Recursos Naturais e Biodiversidade (GNRB), o centro destacou-se desde o início pela abordagem participativa, interdisciplinar e voltada para soluções práticas nos desafios ambientais e agrários de Moçambique.
Em 2010, a evolução natural do GNRB culminou na criação oficial do CEAGRE, hoje um centro de referência da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal. Seu lema é claro: “Contribuindo para o desenvolvimento agrário, a gestão sustentável dos recursos naturais e o bem-estar das comunidades rurais em Moçambique.”
A academia de forma contínua busca soluções para os problemas da sociedade participando em diversas pesquisas e projectos. A Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal, através do Centro de Estudos de Agricultura e Gestão dos Recursos Naturais (CEAGRE), juntou especialistas de diversas áreas de conhecimento ligadas a agricultura e gestão de recursos naturais para responder aos desafios.
O CEAGRE é uma unidade da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal (FAEF), da
Universidade Eduardo Mondlane, vocacionada para a promoção do desenvolvimento
agrário e económico, gestão sustentável dos recursos naturais e a conservação do
meio ambiente em Moçambique.
Através da(o):
O CEAGRE contribui na definição de politicas agrárias, na busca de soluções técnico-científicas necessárias ao desenvolvimento agrário, na transferência de tecnologia e de inovações, assim como na melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais, através da investigação aplicada, do ensino, formação e disseminação, e da consultoria.
O CEAGRE, sendo parte da Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal , beneficia da colaboração do corpo docente e pessoal do apoio administrativo. À sua disposição tem especialistas de diversas áreas que compreendem proteção e produção vegetal, engenharia rural e florestal, economia e desenvolvimento agrário. O corpo docente é composto por 92 docentes, nisso 35 PhD, 46 Msc e 11 licenciados, enquanto corpo administrativo conta com 166 colaboradores.
O CEAGRE colabora também com outros centros como Centro Agro-florestal de Machipanda e Centro de Estudos do Desenvolvimento Agrário de Sábie.
A organização e funcionamento do CEAGRE, como um grupo multidisciplinar de cientistas e professores com especializações, experiências e capacidades numa vasta gama de áreas, permite uma efectiva abordagem integrada nos projectos de investigação aplicada e desenvolvimento, nas formações e serviços de consultoria prestados.
As principais áreas de prestação de serviços do CEAGRE/FAEF incluem: